O vestuário para motociclistas é altamente exigente ao nível dos requisitos normativos de proteção ao impacto. As corridas off-road (fora de estrada ou todo o terreno) é um dos desportos mais populares do motociclismo, que pode ser praticado como lazer e também em competições organizadas, profissionais ou amadoras.
Pela sua natureza, este desporto acarreta riscos e requer o uso de equipamento de proteção adequado, nomeadamente capacetes, luvas, joelheiras, coletes, etc. Os coletes de proteção contra pedras e outros projéteis off-road integram usualmente protetores das costas e peito, sendo estes compostos por vários painéis normalmente constituídos por materiais termoplásticos rígidos, com função de proteção ao impacto, e têxteis, com função de conforto, unidos através de costuras, colagens, dispositivos de união e fixação (parafusos), ajustadores, etc. Dado o elevado número de painéis e componentes, a produção deste tipo de artigo envolve num elevado número de operações produtivas, nomeadamente na montagem do produto final.
São vários os produtos no mercado com diferentes níveis de complexidade e proteção ao impacto e que apesar de cumprirem os requisitos ao nível da proteção ao impacto apresentam ainda constrangimentos ao nível do conforto, flexibilidade e peso. Estes devem-se essencialmente à rigidez dos materiais e acessórios de conexão (parafusos).
Os principais objetivos da atividade Novos materiais de elevada proteção ao impacto são:
i) I&D de novas soluções avançadas de elevada performance para proteção ao impacto com aplicação em coletes off-road, com base numa nova abordagem tecnológica e novos materiais;
ii) I&D de soluções têxteis avançadas que conciliem os requisitos necessários aos processos de injeção, uso, conforto e proteção.